quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O trânsito em 2007


Violência no trânsito aumenta 30% no governo Binho e direção geral do Detran deve cair

O governador Binho Marques que assumiu este ano prometendo um governo técnico e de resultados e fez disso o assoalho do próprio discurso [pelo menos é o que se tem visto até aqui], terá agora uma chance única de provar que veio para ser diferente e que os resultados produzidos por sua equipe de governo, positivos ou negativos, serão levados em conta na escolha do que é melhor para o povo do Acre. Os números da violência no trânsito, aumentados em 30% em apenas um ano, sugerem a primeira mexida na equipe de governo.A atual diretoria do DETRAN terá que explicar o que deu errado ao ponto de permitir que o estado feche o ano amargando o maior índice de mortes no trânsito de toda sua história. Ao todo, 117 pessoas perderam a vida no trânsito da capital, agora considerado um dos mais violentos do país.No ano passado foram 80 mortos, um aumento de quase 30% em relação aos dados deste ano. Os números são frios, mas indicam a intensidade do caos nas ruas da capital. Por dia a média são de 12 acidentes A cada duas horas a polícia tem de cobrir uma ocorrência, como a maioria é no horário de pico, os guardas estão sempre atarefados.Ainda faltam 12 dias para fechar o ano e os gráficos apontam 1.664 pessoas que saíram feridas no choque entre caminhões, carros, motos, bicicletas e pedestres. 2.373 tiveram danos materiais em decorrência dos acidentes.Segundo o Comandante da Polícia de Trânsito, Capitão, o que gera indignação, é que a imprudência foi a responsável por boa parte dos acidentes. Para o oficial é preciso o envolvimento da comunidade para fazer com que o trânsito seja mais seguro. "As pessoas não se respeitam quando estão no volante, cada um quer fazer do seu jeito, e quando envolve bebida alcoólica e drogas a situação fica ainda mais grave", explicou.As ruas de Rio Branco estão inchadas, faltam estacionamentos e ruas com trafegabilidade mais rápida. O mercado automotivo não pára e a cidade não se prepara para tanto movimento. Por mês, 1200 novos veículos são colocados nas ruas da capital. A frota no Acre chega a 95.500, entre carros e motos e cresce 13% ao ano.
Comentários: Esse reflexo no trânsito acreano é fruto da falta de planejamento e de prioridades equivocadas de pessoas que se consideram o máximo na área. É necessário humildade, um maior envolvimento com a sociedade civil organizada para que possamos desfrutar de um trânsito seguro. Sentar em seu "trono" pensando que ficará eternamente ali é um grande equívoca.
Aumentou o número de mortes em 2007 e ainda não acabou o ano.
Acre registra 121 mortes no trânsito em 2007
* Rio Branco lidera as estatísticas; na capital morreram 70 pessoas, seguida da cidade de Cruzeiro do Sul com 14 mortes

Os números assustam: 121 mortes no trânsito acreano, somente neste ano, conforme as ocorrências registradas no Setor de Estatísticas do Instituto Médico - Legal / IML. Os dados ficaram distribuídos da seguinte forma: 41% das vítimas eram motoqueiros, 24% pedestres, 13% ciclistas, 10% motoristas e 13% ocorrências diversas em rodovias e estradas vicinais, que cortam o estado do Acre. Em contrapartida, a capital do estado, liderou as estatísticas, pois registrou no período cerca de 70 mortes, seguido da cidade de Cruzeiro do Sul, localizado no Vale do Juruá, que notificou 14 mortes. No ano passado, foram registradas aproximadamente 110 mortes, conforme as notificações disponibilizadas no IML. O diretor / geral do Departamento de Trânsito do Estado do Acre – Detran/Acre, Cezário Braga, aproveitou o dia de ontem, para fazer um balanço sobre os acidentes registrado nas cidades acreanas. Segundo ele, somente neste ano, foram registrados aproximadamente 4 594 casos, enquanto no ano passado, chegaram à casa dos 4 650 casos. Atualmente, a frota acreana beira a casa dos 97 mil veículos, sendo 60% carros e 40% motocicletas. Há cinco anos, não passava de pouco mais de 42 mil veículos, segundo as informações do Departamento de Licenciamento. Apesar da redução do número de acidentes, as estatísticas apontaram um crescimento dos casos de mortes no trânsito acreano. “Mas se levarmos em conta o número de veículos, proporcionalmente um número de mortes apresentaram redução”, enfatizou Braga. Prevenção - Para reverter às estatísticas, a autarquia instalou pardais eletrônicos nos seguintes pontos: Via Chico Mendes, Rodovia 364, Vila Acre, Estrada Dias Martins e Estrada da Floresta. Por medida de precaução, mantêm diariamente sete radares / eletrônicos espalhados em pontos considerados estratégicos como avenidas e via expressa, que interligam os principais bairros da capital. “No próximo ano, investiremos ainda, mais nas campanhas de cunho educativo e nas intensificações das fiscalizações do Companhia de Trânsito - Ciatran”, revelou Cezário. A autarquia mantêm educadores de trânsito, nas proximidades dos semáforos e faixa de pedestre (escolas e área comercial). A medida tem como objetivo, orientar os motoristas imprudentes, que insistem em cometer infrações no trânsito.
Punições mais severas para infratores Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 308/07, (de autoria do deputado Pompeo de Mattos / PDT-RS), que amplia as punições para os motoristas infratores. A matéria estabelece pena máxima de 15 anos de prisão em caso de acidente com morte; e ainda, revoga benefícios previstos na Lei 9.099/95 para os crimes de participação em racha e embriaguez ao volante. A medida tem como objetivo punir os motoristas infratores, que continuam matando no trânsito das cidades brasileiras. A proposta altera ainda, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), com o aumento da pena máxima para o crime de prática de racha de dois, para três anos de detenção. O projeto também especifica no código os agravantes para o crime. Se em razão do racha ocorrer lesão corporal grave, o infrator estará sujeito à pena de reclusão de três a oito anos; se houver morte, a pena será de reclusão por no mínimo (5 anos), e máximo (15 anos).
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Natal tem maior nº de mortes em 2 décadas
Foram 196, mais do que o registrado no feriado de carnaval
Da zero hora de sábado a zero hora de ontem, foram registrados 2.561 acidentes nos 61 mil quilômetros de rodovias federais do País, com 1.870 feridos e 196 mortos - 51% acima do ano passado. Nas estradas, foi o Natal mais sangrento da história do País, desde que os indicadores começaram a ser medidos, há 20 anos. Em decorrência da crise aérea e do crescimento da frota, o movimento nas estradas federais foi 22% maior que o de 2006, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O caso mais grave aconteceu no domingo, quando um ônibus que fazia transporte irregular de passageiros bateu de frente com uma carreta na BR-020, em São Desidério (BA), deixando 11 mortos e 23 feridos.Em mais de 70% dos acidentes, houve erro humano. Em 40% desses casos, foi constatada presença de álcool. "A grande vilã continua sendo a imprudência dos motoristas, combinada com excesso de velocidade e bebida", disse o coordenador da Operação Natal, inspetor Alvarez Simões. Ele estima, com base em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que no feriado prolongado o Brasil sofreu um prejuízo de R$ 111milhões apenas com mortos e feridosA PRF considera que o transporte da safra recorde de soja na mesma rota dos turistas, em direção ao mar, onde estão os portos, também pode ter contribuído para os números, além de chuvas, sobretudo nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e da presença de um número expressivo de motoristas novatos. "Os condutores estão chegando às estradas muito mal preparados." "O aumento no número de mortes é previsível, uma tragédia anunciada", diz o consultor em engenharia de tráfego e transporte Horácio Augusto Figueiredo. "O brasileiro aceita as infrações de trânsito, acha normal ter mais carros e mais acidentes. É uma lógica suicida. É preciso mudar o quadro de fiscalização. A impunidade é total."Simões destaca que, desta vez não dá para colocar a culpa na qualidade das rodovias, uma vez que a condição de trafegabilidade nos principais corredores melhorou significativamente, na comparação dos últimos 20 anos. Nas pistas ruins, houve menos acidentes e com menor gravidade. "A brutalidade dos casos revela que o motorista se preocupam mais com danos ao carro do que com a segurança dos familiares que vão dentro. E enfiam o pé quando a pista é boa."

Um comentário:

Charles Brasil disse...

Excesso de buracos causa acidente a jovem e moradores não querem pagar IPTU


Os moradores do Bairro da Comara estão se reunindo para decidir pelo não pagamento do IPTU de 2008 em represália a falta de atenção e de ação do prefeito Raimundo Angelim (PT) com as ruas do bairro.

Um dos exemplo é a rua que dá acesso ao antigo aeroporto da capital. Segundo os moradores a rua não tem condições de tráfego devido ao grande número de buracos e para piorar ainda mais se encontra completamente às escuras, causando prejuízo aos moradores das proximidades.

Ontem, uma jovem, ao se dirigir para sua residência, pilotando sua moto acabou caindo, sofrendo fratura na clavícula, sendo internada no Hospital Santa Juliana. No escuro ela tentou desviar os buracos e acabou caindo numa cratera. A jovem promete acionar o município na justiça.

Da redação ac24horas
Rio Branco Acre

Bate Papo - Por um Trânsito Seguro