quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vida de Instrutor de Trânsito não é fácil



Quem não conhece pensa que a vida de Instrutor de Trânsito é moleza. Dia 16 de outubro é o dia Nacional do Instrutor de Trânsito e na verdade nós não temos muito o que comemorar. Se quer ainda somos reconhecidos como profissional, apesar dos esforços que estão sendo feitos pelo deputado federal Geraldo Magela do Distrito Federal e do Sindicato dos Instrutores do Distrito Federal na pessoa do presidente -Eli de Deus, e da classe a nível de Brasil, aqui no Acre estamos ganhando o que ganhavamos a 8 anos atrás, não temos carteira assinada, alguns já têm depois que o Sintac fez a denúncia no inicio do ano de 2007 sobre essa situação, não temos férias, 13º salário, trabalhamos diariamente de 12 a 16 horas, trabalhamos por comissão e na maioria em carros que não tem ar-condicionado, não podemos colocar pelicula leve no carro que trabalhamos devido a uma atitude arbitraria da corregedoria do Detran/Ac que proíbe, sendo que a legislação(resolução 73/98 do Contran) não proíbe os veículos de aprendizagem se estiverem em conformidade com a mesma, agora o Detran quer impedir que os veículos de auto escola circulem após as 23 horas usurpando o meu direito de propriedade e o direito de ir e vir-abuso de poder-, não temos pista de treinamento em condições seguras para instruir nossos alunos e os nossos alunos fazem prova numa pista do detran/ac totalmente fora dos padrões que a legislação de trânsito exige(obstáculos inexistente, obstáculos com a metragem diferente a da resolução, pista estreita de mais para os veiculos de quatro rodas, quebra-mola na esquina de uma "rua", meio fio grande de mais levando o aluno ao erro,etc) acidentes de trânsito ocorrem com naturalidade e com frequência no local de teste, devido as condições supracitada. As pessoas olham para nós como se nós fossemos uma parte do processo que não deve ser considerada. Quero dizer que não somos marginais, "peões", desinformados, somos profissionais que trabalhamos diariamente por um trânsito seguro, fizemos um curso para estar lá, é claro que esse curso na verdade não ensina ninguém a instruir um aluno, a ministrar uma aula,se quer existe uma matéria sobre a prática da profissão, o que acontece é que os futuros Instrutores vão fazer um "estagio" no patio de teste do detran como se fossem examinadores, agora alguém me responda: para que? deveriam ir para dentro de um carro de auto escola ou uma pista de moto aprender como ministrar uma aula, como instruir um aluno. sempre digo que fazemos um milagre ensinando nesse trânsito que os proprios motoristas não respeitam ninguém, formar um aluno do 'ZERO" não é fácil e ainda ter que enfrentar todas as dificuldades, tem que ser muito bom mesmo. Tenho orgulho de ser Instrutor de Trânsito. É uma função nobre. Temos uma responsabilidade socio-econômica muito grande e importante, falta apenas as autoridades enchergarem isso e nos valorizarmos pelos serviços que prestamos.

SINTAC - TRABALHADOR VALORIZADO

12 comentários:

Unknown disse...

e aqui em belém do pará não é diferente a nossa situação é praticamente igual trabalhamos sem carteira assinada sem ferias sem decimo terceiro sem salario só comissão e estamos na luta para abrirmos nosso sindicato gostaria muito de fazer contato com o presidente do SINDICATO DOS INSTRUTORES DO ACRE

Charles Brasil disse...

meu email clodoaldo e assintac@hotmail.com
nosso site e www.sintac.org
fique a vontade

Rodrigo Paiva disse...

Sou instrutor de CFCA no Tocantins, e gostaria de criar um sindicato, gostaria de saber de vcs informaçoes de que é necessario e como devo proceder.

Unknown disse...

Sou instrutor de fortaleza nos agora que consiquemos abrir de verdade o sindicato.nosso caso é praticamente iqual a de vcs, o que fazer para melhorar.foram mais 15 anos para gente consequir a carta sindical. UM ABRAÇO.

Rogério disse...

Sou instrutor de um CFC/RS aqui até que ta bom, temos todos os direitos trabalhistas. Salário 750,00 + 2,00 p/hora, temos em média de 12 a 13 aulas por dia,não temos valor diferenciado por veículos, 2,00 por aula, seja qual for o veículo. Já sobre a questão Sindicato, existe mas não vi nada de concreto até hoje.
Abração thê!

Unknown disse...

ja que vc eh um instrutor e presidente do sindicato ai no acre me diz uma coisa de quem eh a culpa quando ocorre um acidente no exame pratico com o carro da auto escola
do instrutor, do aluno ou do examinador

Charles Brasil disse...

Adrielle, obrigado por postar um comentário neste espaço democrático que existe a disposição dos Instrutores do Brasil inteiro.
com relação a sua pergunta, a resolução 168 do contran diz que a responsabilidade é do DETRAN, porém, para que isso ocorro vc tem que recorrer ao judiciário, pq eu não conheço um DETRAN do Brasil que um dia assumiu a responsabilidade.
ocorre que os Responsáveis pela Autoescola não vão em busca disso, por medo de perseguição, represálias por parte do DETRAN na hora na renovação do credenciamento do CENTRO DE FORMAÇÂO.
um forte abraço, espero ter respondido sua pergunto, qualquer coisa mais, é só entrar em contato!

mizao disse...

Ola amigos,gostaria de saber se instrutor de transito pode ministrar aulas praticas em duas ou mais auto escolas?
è possivel fazer o cadastro em duas ou mais auto escolas?

Adriano Kirk disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EDUCADOR DE TRÂNSITO disse...

Ola pra todos, Sou Instrutor de Trânsito e tambêm Diretor do Sindicato Da Bahia (Siepae-Ba), Sou Instrutor da Cfc MASTER em Salvador aqui em termos de trabalho ficou melhor depois da nova resolução que reduzio a carga horaria pra 10 hora aula por dia na Biometria sistema Digital, Nessa conveção coletiva de 2010/2011 tivemos muita dificuldade pra melhora as condições de trabalho dos trabalhadores de Cfcs da Bahia, mesmo com tanta dificuldade conseguimos um resjuste percentual no salario base de 14,5 (Quatoze e meio porcento).Seja de R$800,00 Reais mas Auxilio Alimentação de 160,00 Reais que não tiamos, Mas Folga pra toda Categoria no Dia Do Instrutor.
Emcontramos muita dificuldade,infelizmente ainda hoje com a grande importancia e responsabilidade e Proficional que samos ñ temos nem salário nem condições diguina de trabalho.
A Escravidão ainda impera na Bahia..

Unknown disse...

ola boa noite fasso parte da comisão de instrutores do estado do to .
gostaria de saber como vcs fazem para dividir o sindicato patronal do sindecato trabalhista ja que instrutores e funcionarios e diretores de cfc sao patrão.
nosso e-mail
instrutor-05022011@hotmail.com

eduardo disse...

EX FUNCIONARIO DA MASTER MARES, É UM ABSURDO O DETRAN PERMITIR QUE A MASTER PERMANEÇA COM AS PORTAS ABERTAS, POIS ESTÁ COM O SALARIO ATRASADO E NÃO ESTA PAGANDO AS RECIZÕES TRABLHISTAS.

Bate Papo - Por um Trânsito Seguro