quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Os sérios problemas do transporte público em Rio Branco/Ac

Acordei disposto para enfrentar mais um dia de vida que Deus acabara de me conceder. Entrando no ônibus(transporte público) que já estava esperando a mais de 40 minutos (linha são Francisco/placas) me deparei com uma mulher dirigindo, diga-se de passagem que ela é uma boa motorista, uma boa profissional. Fiquei ali ao lado dela observando. Percebi que era atenta, cuidadosa, educada (cedeu a vez para o pedestre atravessar a via fora da faixa de pedestre –porque não havia ali uma-, coisa rara de se ver entre os motoristas de ônibus. Pois bem, quando a motorista tira o pé do acelerador observo que o pedal do acelerador já não era mais um pedal, era apenas um ferro onde a motorista pisava e ali acelerava o veículo. Coisas desse tipo que eu me pergunto, o que fazer para melhorar o trânsito da nossa cidade?
O Transporte Público é uma figura importantíssima e essencial para solucionar diversos problemas que enfrentamos no trânsito. Agora, necessário é, que seja um transporte público que tenha as mínimas condições de segurança, higiene e de respeito para oferecer a seus usuários. Não podemos é permitir que veículos sucateados continuem rodando em nossa cidade. Veículos que constantemente se quebram, que apresentam uma péssima manutenção. A maioria dos pontos de parada do coletivo da cidade de Rio Branco é no meio da via pública, não é raro passar mais de 40 minutos até mais de uma hora esperando ônibus na nossa cidade. Isso sem falar no transporte interestadual. Quem quiser tirar a prova dos dez é só ir até campinas (a 60km da capital) de ônibus de linha.
Qualquer ação isoladamente será em vão para a amenização do problema social que enfrentamos com a violência no trânsito. O transporte público é apenas uma via de tantas outras que precisam ser melhoradas, porém, não podemos ficar inertes diante de tamanha aberração e desrespeito que as empresas de ônibus da cidade de Rio Branco/Ac estão fazendo com a população riobranquense.

Charles Batista Brasil – Presidente do Sindicato dos Instrutores de Trânsito do Acre e estudioso da área do trânsito.

Nenhum comentário:

Bate Papo - Por um Trânsito Seguro